Araras / SP - sexta-feira, 29 de março de 2024

Envolva-se com a sua saúde

.                    

.

.

1. O caminho mais importante para ajudar na melhora de sua saúde é você ser um membro ativo no tratamento. Pesquisas mostram que os pacientes mais envolvidos com os cuidados à sua saúde são os que alcançam melhores resultados.

.

2. Avise seus médicos sobre todos os medicamentos que você está usando, inclusive os que não necessitam de receita para serem comprados, suplementos nutricionais e vitaminas.

.

3. Tenha certeza de que seu médico conhece todas as alergias ou reações adversas a medicamentos que você já apresentou, evitando assim um medicamento que pode te causar mal.

.

4. Procure informações sobre os medicamentos (a indicação, via de administração e tempo de uso, efeitos colaterais, interação com outros medicamentos).

5. Certifique-se, na farmácia, de estar comprando o medicamento que seu médico prescreveu. Um estudo do Massachusetts College of Pharmacy and Allied Health Sciences relata que 88% dos erros com medicação envolvem aviamento errado da receita médica ou uso da dose errada.


6. Não se atenha ao uso da medicação pela leitura da bula do remédio, mas caso você tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico.

.

7. Quando se tratar de um medicamento em forma líquida, use apenas o dispositivo que acompanha o frasco do medicamento para medir as doses. Não troque este dispositivo por talheres da sua casa ou por outras seringas.

.

8. Obtenha informações sobre os efeitos colaterais que este remédio pode causar. Sabendo o que pode acontecer, você estará mais preparado para obter ajuda caso eles aconteçam.

.

9. Quando estiver em um hospital, não se envergonhe de perguntar aos profissionais que vão cuidar de você se eles lavaram as mãos, o que é muito importante para evitar a disseminação de infecções hospitalares.

.

10. Quando receber alta hospitalar, procure entender a explicação sobre o tratamento que deve receber e todos os cuidados com alimentação, limitações de atividades, retorno às suas ações rotineiras, incluindo atividades físicas. Saiba que você tem o direito de ter suas dúvidas esclarecidas pelos profissionais de saúde.

.

11. Caso você tenha mais de um problema de saúde, certifique-se de que o médico que o acompanha informou a toda a equipe hospitalar sobre esses problemas.

.

12. Peça a um membro de sua família ou a um amigo para acompanhá-lo quando for a um hospital. Mesmo se você achar que não precisa  no momento, você pode precisar dessa ajuda mais tarde.

.

13. Aprenda sobre sua condição de saúde perguntando a médicos e enfermeiros; quando fizer um exame, pergunte sobre os resultados. E lembre-se de perguntar se o tratamento que você está recebendo está baseado nas últimas evidências científicas.